O Início

SirrusO projecto inicial nem sequer era um projecto, era uma ideia vaga nascida sabe-se lá de que influências; ir ao Cabo Norte de bicicleta. São 8186 km, de Sagres no Algarve, até ao NordKapp na Noruega, o percurso da futura EuroVelo 1.

Esta ideia sempre me fez sorrir, não só pela beleza intrínseca de tal viagem mas pela impossibilidade de a colocar em prática, pelo menos por agora. É que, para além de não saber se tenho pernas suficientes para tal distância, sei que não tenho duas coisas essenciais, tempo e dinheiro.

Fui então “aparando as pontas” a esta divagação até a reduzir a algo exequível como ter um mês de férias para andar a vadiar de bicicleta por Portugal. Fui juntando o material necessário, partilhando ideias com os Amigos, lendo experiências de outros ciclo-turistas, e hoje, a minha fiel bicicleta está, com a inestimável ajuda do Vitor da RCicla, finalmente pronta e o material necessário praticamente todo reunido e pronto a ser acondicionado nos alforges.

Várias pessoas sugeriram/pediram que fosse dando notícias ao longo do passeio (coisa que me comove), outras alvitraram a criação de um blog, e foi assim que, vencida a preguiça, surgiu isto que agora ledes.

Foram várias as hipóteses consideradas para o título: “Deslize”, por andar de bicicleta me dar esse sentimento de movimento sem barulho nem esforço; “Teoria Quântica da Pedalada”, por achar encanto ao facto de nessa afamada e incompreensível teoria, e sendo eu a partícula, não lhe ser possível atribuir simultaneamente uma posição e um momento; “Festina Lente” (Apressa-te Lentamente), o famoso dito em latim atribuído ao imperador Augusto pareceu-me, e parece-me, muito apropriado ao viajar de bicicleta embora o seu sentido real nada tenha a ver com viagens, mas sim, com o fazer as coisas com perseverança e calma. Acabou por vencer este “Largueza e Pó de Estrada” que, pese embora nada possuir de poético, erudito ou humorístico, acaba por fazer jus ao sentimento que motiva tudo isto.

Até já.

2 Responses to “O Início”

  1. orieuglas Says:

    Estou ansioso para ler(“ver”) esta tua experiência, como tu sabes! Não sabia da EuroVelo, mas olha que se calhar ainda a vais fazer, eu acredito que sim !!! Cá estarei para dar força e ajudar no que puder(menos pedalar)!!! FORÇA !!!
    p.s. Podias aproveitar para ir deixando de fumar !

  2. Maria Gomes Says:

    Como vai a viagem, não há mais notícias?
    Para além do roubo do presunto efetuado pelo gato rameloso, que mais?
    O tempo agora está mais calmo, não é?
    Espero ver mais descrições da nossa terra!
    Abraço

Leave a Reply

