3… Partida, largada, fugida.

2013-03-06 15.10.21

E já tenho abrigo para dormir da forma mais saudável possível; com o vento, os pinheiros e o mar, cada qual à sua maneira numa conversa acalorada nesta noite fria. Nada mais.

A viagem foi cansativa, principalmente o percurso de Tróia até aqui, parque de Campismo da Praia da Galé. Logo à saída do ferry avariou-se o selector de mudanças da roda pedaleira; não querendo perder muito tempo, fiz-me ao caminho usando apenas a pedaleira grande. Isso, o vento contra e a carga a que não estou habituado, tornaram sessenta e tal quilómetros bem mais árduos de fazer. Mas está feito.

2013-03-06 15.18.49

E o percurso, apesar de já o ter feito várias vezes de carro, revelou-se, como sempre acontece indo de bicicleta, muito mais rico em todos os sentidos.

Como explicar? São os cheiros que esbarram subitamente no olfacto duma pessoa, ora o cheiro do mar misturado com o cheiro das dunas (que é exactamente o mesmo de quando era pequeno e calhava ir ao Guincho), ou os pinheiros a quem a chuva aviva o perfume, ou o cheiro acre e adocicado do estrume de vaca que uma senhora espalha num campo. São as cores e os pormenores. São os pássaros; cegonhas elegantes, gaivotas desdenhosas, corvos atentos, melros gozões, pardais que inclinam a cabeça para olhar quem passa… e a eventualmente cumprimentarem-nos (os Romanos achavam isto bom augúrio)

2013-03-06 13.49.35

…e os coelhos que de súbito são apenas um pompom aos saltos e até um touro emoldurado no pôr-do-sol surge imóvel e ameaçador não obstante a distância e a vedação que nos separa. Magnífica criatura… lidar e matar algo tão descaradamente grandioso, tão belo, pode requerer valentia mas nunca será uma acção justificável.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E ao mesmo tempo, uma dor nos ombros. Os alforges dianteiros são inevitáveis mas tornam a condução muito mais árdua. A solução? Fazer com que levem as coisas mais leves e que não haja muita discrepância de peso entre eles.
O fogão foi a estrela de fim de dia, no tempo que demorei a enrolar um cigarro, e a despeito da ventania, aqueceu água para uma caneca de café e, a seguir, cozinhou noodles num instante.
O blusão foi também uma excelente aposta.

Enfim, estou quente e contente. É também o que vos desejo.

Advertisements

4 Responses to “3… Partida, largada, fugida.”

  1. Humberto Says:

    Good night and good luck!

  2. Humberto Says:

    Ah e eu bem que te quis emprestar os alforges mais pequenos para a frente. Teimoso!

  3. luis Says:

    uma odisseia………..mais uma experiência de vida ………..estas a brilhar mas paga mas é o almoço………estamos ai para o que for preciso………

  4. orieuglas Says:

    Boa noite, companheiro, lembra-te que não andas sozinho!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: