Depois da serra, não há mais terra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ontem, foi um dia em grande… se já tinha adjectivado algum dos dias anteriores como sendo “em grande”, ou “o melhor dia de viagem”, fi-lo apenas por ignorância. Ontem é que foi mesmo. A sério!

Acordei no parque de Campismo de Odeceixe, que por sinal tem muito boas condições (tudo novinho), e do qual eu era o único utilizador, o que é uma coisa que não me desagrada de todo. Fiz café e depois andei por ali a cirandar e a arrumar os tarecos até estar pronto para me fazer ao caminho. Já o Humberto me tinha avisado que para sair dali teria de enfrentar uma subida que me faria ter saudades da de Miraflores.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Algo me dizia que não seria bem assim, logo para começar, no café de São Miguel, o rádio começou a tocar Good Vibrations, dos Beach Boys, como é que algo poderia correr mal?

Fiz essa subida e a descida a seguir, e mais outra, e mais outra, e outra… algo que se aprende à nossa própria custa é a dosear o esforço e ainda não encontrei  nenhuma subida que não oferecesse a seguir, como recompensa, uma descida que é sempre um alívio e um prazer enorme. O contrário também é verdade e suponho que isto se aplique a tudo na vida.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

(Acabo de me recordar de que para Portugal, enquanto nação, o percurso actual parece ser uma subida imensa, só que, em vez de a seguir haver uma descida, existe, ao invés, uma queda)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Parei no Rogil (já sem corta vento nem boné) para comprar pão e fiquei admirado. O que há mais de  vinte anos era uma modesta padaria é agora um estabelecimento moderno sem lugar a balcões de mármore. Seja como for, o pão continua do melhor e ainda tem umas empadas de espinafres e cogumelos que são de se lhe tirar o chapéu.

E depois fui andando, passei Aljezur sem parar na vila, tampouco me deixei tentar pelo Vale da Telha ou pela Arrifana, fui parando aqui e ali, cruzei-me com mais um casal a viajar do mesmo modo que eu, eram alemães e novamente trocámos saudações e sorrisos, eles a descer e eu a subir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

É um percurso que recomendo vivamente e que acho que está ao alcance de qualquer pessoa com o mínimo de preparação física. Como dizia o cego:  isto só visto, contado não tem graça nenhuma.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dum momento para o outro, suponho que no Parque Eólico da Lagoa Funda, deixa de se estar rodeado pela mata e entra-se numa paisagem bonita mas agreste; sem árvores, só estevas, tojos, arbustos e um cheiro muito particular, misturado com o vento onde já cheira a mar.

De súbito, eis o Atlântico à minha frente, o fim da serra e da terra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Decidi ir para o parque de Campismo da Orbitur, entre Sagres e o Cabo de São Vicente, e foi uma excelente escolha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Logo à entrada um pormenor: folhas de papel afixadas com a previsão meteorológica do Windguru.com e do IPMA. Estava quase vazio e, como em muitos, os serviços estavam reduzidos ao mínimo. No entanto, na recepção pode-se beber café e existem produtos indispensáveis à venda, nestes últimos optei, claro, pelo mais premente.

2013-03-13 18.13.20

As ervilhas com chouriço alentejano foram do melhor. Enquanto as ervilhas apuravam naquele meu fiel fogão, um casal de holandeses que já me tinham cumprimentado discretamente, veio falar comigo. Falaram-me em holandês, convictos de que se tratava de um compatriota e, após esclarecermos esse ponto, mostraram-se espantados. Foram para aí quinze minutos de conversa muito agradável. Estavam muito interessados na minha forma de viajar e queriam saber se era muito difícil. Depois de falar sobre mim, perguntei-lhes o usual. Estavam a adorar as pessoas e a comida. Vinham horrorizados com a costa sul de Espanha. Tinham estado em Portimão e, como é óbvio, não tinham gostado. Depois tinham fugido em direcção a Beja, que acharam ser uma cidade muito estragada por via de edifícios novos e muito feios, já Évora consideraram-na uma cidade lindíssima. Depois desceram a costa Alentejana até Sagres, no mesmo percurso que eu, e aí ficaram deliciados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

A senhora, já reformada, parecia uma criança feliz ao falar sobre as aves, principalmente as cegonhas, que ela uma vez tinha visto na televisão, e o marido, que falava pior o inglês, sorria muito e confirmava vigorosamente acenando com a cabeça. Foi um momento muito engraçado e durou, ervilhisticamente falando, o tempo certo. Partiram hoje rumo a Portalegre e seguiriam para o nordeste transmontano.

E eu, depois duma, mais uma, noite muito bem dormida, bebi café e fui andar de bicicleta (sem carga) até ao Cabo de São Vicente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Exceptuando chegar lá e ouvir, num rádio aos gritos, o discurso desse infeliz que é ministro das Finanças, foi mesmo muito bom.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

É uma zona tão especial que andei por ali até entortar o caminho… (nem sei como é que isto aconteceu)

2013-03-14 09.43.40

E no regresso, vim a admirar aquilo a que nós, Portugueses, chamamos uma ciclovia. Espero que estes lorpas gordos e luzidios que nos governam não tenham apresentado isto a ninguém como tal…

Apresento-vos o início da Eurovelo 1
2013-03-14 09.59.24…e depois segue assim, imponente e segura, até parte do caminho para Vila do Bispo

2013-03-14 14.28.17E depois lá se convence da parvoíce que é, e desaparece simplesmente. Mas antes, nesta obra de arte, que é três em uma: ciclovia, passeio e berma, lá acabei por empenar a roda traseira que espero reparar amanhã em Lagos.

Acabei por vir aterrar ao parque de campismo Turiscampo, numa atitude algo irreflectida que me custa dezoito euros para passar a noite, mais do dobro do mais caro parque que experimentei até agora. Isso explica os equipamentos de luxo; balneários impecáveis, com sabonete liquido e papel higiénico, água quente em todas as torneiras, duche para animais de estimação, carrinhos de golfe, etc, etc. A proximidade da estrada, EN125, com muito trânsito e o desenho do parque, todo loteado ao pormenor fazem com esteja aflito para me raspar para o interior.

Ah, este pode ser considerado um ponto forte deste parque…

2013-03-14 16.11.53

2 Responses to “Depois da serra, não há mais terra.”

  1. orieuglas Says:

    Grande Marinheiro, estava a ler o blog e ao mesmo tempo parecia que era “transportado” para o meu local favorito para estar de férias!!! Não te esqueças da Adega…belos bifes ! A foto não estava torcida, era do vinho!!!Não te esqueças de beber bastante…água. Continuação de um bom passeio, boa noite!

  2. Humberto Says:

    Eu não disse que o melhor livro dessa viagem era o das páginas em branco?
    É fixe ler-te pá!

Leave a Reply

